Espera pelo visto americano cai, mas passaporte demora a voltar do consulado

Imagem

Modelo de visto americano

A espera para agendamento da entrega de documentos e entrevistas para tirar o visto para os Estados Unidos caiu drasticamente após a implantação do novo sistema. Em São Paulo, por exemplo, a espera era de 28 dias em abril e em maio está em 11 dias.

Segundo a reportagem da Folha.com, os usuários não estão satisfeitos em ter que ir duas vezes ao consulado. A primeira visita é para tirar as impressões digitais, entregar foto e documentação. A segunda, para entrevista. Apesar disso, o sistema trouxe mais agilidade para o processo.

Outro problema enfrentado é a demora para pegar o passaporte com o carimbo de aprovação do visto americano. O tempo que o documento levava para chegar à casa dos brasileiros era de 10 dias. Agora, chega a 15 dias ou mais.

O consulado afirmou que é o problema é pontual, mas que já está sendo resolvido.

Cartilha de recomendação

O Ministério das Relações Exteriores lançou uma cartilha de “Orientações para o Trabalho no Exterior”. O intuito é alertar os brasileiros sobre o risco de tentar trabalhar no exterior.

Na relação de orientações há desde a exigência, por parte dos trabalhadores brasileiros, de que os contratos sejam escritos também em português, como sugestões sobre ter o mínimo de conhecimento de inglês e verificar detalhes relativos ao alojamento, à forma de pagamento e aos direitos.

Com informações da Folha.com

Deixe um comentário